Troca de óleo do motor

Sempre devemos verificar o nível de óleo de motor pelo menos uma vez por semana. Ao retirar a vareta do óleo, verifique se a marca do óleo está entre o nível mínimo e o máximo. Caso o nível do óleo esteja abaixo do mínimo, complete o óleo do motor usando a mesma marca de óleo lubrificante presente no motor do carro.

A troca de óleo deve sempre seguir os prazos estipulados pelo fabricante do veículo, variando apenas conforme o tipo de óleo usado no motor.

Substituição dos Filtros

Os filtros garantem o bom rendimento e vida útil do motor, eles impedem que agentes externos como poeira e fuligem prejudiquem os sistemas dos veículos.

Filtro de Óleo

O filtro de óleo que passa pelo motor para retirar qualquer resíduo que possa danificar o mesmo. Sempre que for feita a troca do óleo do motor, recomenda-se também trocar o filtro de óleo, porque o óleo velho pode acabar contaminando o óleo novo.

Filtro de Combustível

Sua finalidade é proteger o motor contra qualquer resíduo presente nos combustíveis. O filtro de combustível quando está com excesso de contaminação pode ocasionar danos na bomba elétrica de combustível e causar o entupimento dos bicos injetores, podendo gerar falhas de funcionamento e perda de rendimento do veículo. A substituição deste filtro deverá seguir o prazo estipulado pelo fabricante do veículo.

Filtro de ar condicionado ou cabine

Este filtro é responsável por reter qualquer impureza do ar que você respira, podendo causar inclusive problemas respiratórios e mau cheiro. Devem ser substituídos no prazo estipulado pelo fabricante do veículo.

Filtro de Ar

São responsáveis por filtrar toda sujeira e areia que possa vir a danificar o motor. É muito importante verificar periodicamente a condição deste filtro. Assim como você, o motor não deve respirar estas impurezas.

Pneus e Rodas

Sempre devemos verificar o estado de conservação e a calibragem dos pneus, porque são eles quem garante a aderência na pista e a eficiência nas frenagens. Procure utilizar sempre pneus com as medidas indicadas no manual do veículo, pois tamanhos incorretos alteram o comportamento da direção e tornam o veículo inseguro.

Calibre os pneus pelo menos a cada 15 dias ou antes de pegar a estrada. Procure fazê-lo sempre com os pneus frios, preferencialmente pela manhã. Calibragem incorreta provoca desgastes irregulares na banda de rodagem do pneu, diminuindo sua vida útil. Não podemos esquecer de calibrar o estepe, que junto com o macaco, chave de roda, triângulo e extintor fazem parte dos equipamentos obrigatórios por lei.

Recomenda-se que faça o rodízio, o alinhamento e balanceamento a cada 10.000 km, isso aumenta a vida dos pneus e melhora a segurança e dirigibilidade do veículo.

Freios

Todos sabem que os freios são de extrema importância para a sua segurança, portanto devemos regularmente verificar o nível do fluído de freio, a espessura das pastilhas a cada 10.000 km e o ajuste do freio de estacionamento a cada 30.000 km.

Quando trocar as pastilhas de freio, devemos evitar frear bruscamente nos primeiros 300 km para garantir o perfeito assentamento das pastilhas e discos de freio.